Air Jordan 13 Retro "Altitude"

Air Jordan 13 Retro ‘Altitude’

Nova edição dos Air Jordan Jordan 13 Retro

Mais de dez anos depois do lançamento original (em 2005) chegam agora ao mercado, uma vez mais, os Air Jordan 13 Retro ‘Altitude’. Esta versão dos Air Jordan XIII sucede a uma primeira reedição lançada pela Air Jordan em 2010.

Na altura, esta interpretação dos AJ13 foi apresentada com uma combinação de cabedal e malha (ao contrário da primeira, feita apenas em cabedal).

Os Air Jordan 13 ‘Altitude’ de 2017 apresentam uma construção em cabedal, com os conhecidos relevos ponteados nos painéis laterais superiores.  Além disso, a área lateral apresenta cabedal com relevos adicionais.

A forma original dos atacadores à frente é complementada pelo contraste do branding na lingueta. O ‘Jumpman’ está em verde claro (ou ‘Altitude Green’). O interior é feito em tecido.

Uma das características singulares dos Air Jordan 13 é mesmo a sola (que pode ser vista na imagem em baixo).

Air Jordan 13 Retro "Altitude"

A sola apresenta um design que imita a pata de uma pantera. O felino foi a grande inspiração para o desenho dos Air Jordan 13 assinado por Tinker Hatfield.

A forma singular da sola tem como objectivo dar uma capacidade adicional de tracção no court de basket.

Os AJ13 foram dos poucos projectos de calçado que não começaram com uma reunião criativa entre Hatfield e Michael Jordan. Na verdade, a inspiração de Hatfield surgiu ao ver Michael Jordan a jogar, no court.

O designer viu em Jordan e na sua aproximação ao jogo semelhanças com uma pantera negra. Hatfield observou a forma como o animal prepara o ataque e o efectua, na natureza.

A dinâmica de escolha do oponente e do ataque imediato foram a prova de inspiração final. Daí à criação de uma silhueta que tem em quase tudo identificação com o felino foi apenas um passo.

Curiosidade: mesmo antes do lançamento dos AJ13, os amigos de Michael Jordan já o apelidavam de ‘Black Cat’, em privado.

Air Jordan 13 Retro "Altitude"

Air Jordan 13: Desde 1999

Os Air Jordan 13 (o modelo original) foram lançados em 1999. Na altura chegaram ao mercado um total de sete combinações de cores. Além da ‘inspiração felina’, os Air Jordan 13 apresentam um detalhe permanente: o relevo ponteado nos painés laterais superiores.

A inclusão desse pormenor deveu-se à grande paixão que Michael Jordan sempre teve por carros. É isso que justifica a semelhança do padrão com o revestimento dos bancos dos automóveis.

No geral, os Air Jordan 13 apresentam um lado do que eram as tendências do design do calçado desportivo nos anos 90. A sola e a construção em cabedal garantem a adaptabilidade ao pé que vai evoluindo da melhor forma com a utilização.

É importante ainda referir que os AJ13 foram lançados numa altura em que Michael Jordan já tinha alguns problemas nos joelhos. O desenho da sola deu assim garantias quanto à mudança do tipo de jogo de Jordan.

Entre um jogo mais perto do cesto, Michael Jordan adaptou-se e ficou mais em outros espaços, e os AJ13 cumpriram essa missão.

Para usar dentro ou fora do court, para mais ou menos jogos, os Air Jordan 13 Retro ‘Altitude’ estão disponíveis para compra online agora na Fuel.

Air Jordan 13 Retro "Altitude"