air jordan 1 banned restock

Restock dos Air Jordan 1 ‘Banned’

Clássicos da Jordan com restock surpresa

Os Air Jordan 1 ‘Banned’, um dos clássicos da referência da Jordan vão ter um restock surpresa. A loja polaca Kicks Store vai dar uma nova oportunidade a todos os que querem comprá-los a preço regular.

A loja com base em Varsóvia vai fazer uma raffle para todos os interessados. Para participarem na raffle basta clicarem aqui.

As participações podem ser validadas até ao próximo dia 7 de Dezembro. Após essa data os vencedores são avisados por email e dispõem de um prazo para efectuar o pagamento. Os ténis são depois enviados para a morada indicada no prazo máximo de 48 horas.

Banidos pela NBA, mas favoritos dos fãs:

Os Air Jordan 1 ‘Banned’ chegaram ao mercado pela primeira vez em 1985. Chamados ‘Banned’ ou ‘Bred’ ou ‘Black and Red’ de forma mais simples, estes AJ1 são um dos modelos mais especiais da história da Air Jordan.

A história (que segundo algumas fontes dizem pode nem ter sido bem assim) refere que esta versão dos Jordan foi banida da NBA. A medida foi ‘assinada’ pelo então comissário David Stern. Motivo? Simples, mas obscuro: o facto de terem muito pouco de cor branca na sua composição. Isto tudo devido às regras rígidas da NBA no que toca à aparência dos equipamentos que podiam ser utilizados.

Os Air Jordan 1 Black and Red foram ‘banidos’ pela NBA, mas isso não impediu Michael Jordan de continuar a usá-los numa série de jogos. Em cada jogo que Jordan usou os ténis foi-lhe aplicada uma multa de 5000 dólares que, segundo consta, foi paga pela Nike.

air jordan 1 banned 2016
Air Jordan 1 Banned (2016)

A partir daqui a informação certa sobre todo este episódio torna-se ainda mais difusa. É difícil saber se foi até uma manobra conveniente para a Nike continuar a ter os ténis ‘banidos’ para obter mais atenção dos media.

nba letter to nike - aj1 banned matter
Carta da NBA dirigida à Nike sobre a utilização dos Air Jordan 1 Black and Red por Michael Jordan

Créditos da Imagem: Sole Collector

Apesar da controvérsia, e mesmo se esta história não for totalmente verdade, não há como negar o carácter especial e único dos ‘Banned’. Seja pela combinação de cores, seja pela aparência clássica de ‘bball’, seja pela imensa história (e histórias) que trazem. Os AJ1 Banned devem mesmo fazer parte da colecção de qualquer interessado por sneakers que se preze.

Mesmo que tenham passado mais de 30 anos desde a edição original, os Air Jordan 1 Banned continuam a ser tão ou mais especiais do que quando foram lançados pela primeira vez. Ainda hoje em dia é difícil conseguir os Banned por um preço ‘decente’ (e de tabela), por isso mais vale tentarem a vossa sorte e participarem na raffle da Kicks Store.